terça-feira, outubro 23, 2007
Quem se lembra do He-Man?
Em conversas recentes descobri mais alguém que como eu adorava o He-Man ou neste caso a She-Ra (ela é uma menina por isso é normal). Esta conversa fez-me ir procurar a minha k7 de 1991 do He-Man e sabendo que dificilmente a vou voltar a ver do princípio ao fim (enquanto não tiver filhos) a verdade é que nunca me vou arrepender de a ter comprado.
E vocês também viam o He-man?
Sei que fizeram outras séries sobre o He-Man uma com ele no futuro e outra mais recente que tentava adaptar o cartoon para ser visto pelos miúdos de hoje, mas a verdade é que este é que é o verdadeiro clássico.
sexta-feira, outubro 19, 2007
Nip/Tuck - O Regresso
Para quem gosta de Nip/Tuck trago boas notícias no dia 30 de Outubro vai ter início a Quinta Temporada desta grande série.
Depois do último episódio da quarta temporada pensava mesmo que a série tinha terminado, mas felizmente a série vai continuar. Uma série deve ter o seu princípio meio e fim eu não alteraria nada em "Six Feet Under", mas como a quarta temporada de Nip/Tuck me deixou um sentimento do tipo "faltou qualquer coisa" fiquei muito contente por saber que a dupla Macmanara & Troy iria regressar.
segunda-feira, outubro 15, 2007
Influências/Semelhanças #6 - ESPECIAL
Finalmente decidi a forma como vou abordar o tema, em vez de falar apenas em dois ou três indivíduos com esta capacidade, vou criar um Top 10.
Vou apenas abordar personagens que têm a capacidade de absorver os poderes de outros. Não vou falar daqueles capazes de absorver propriedades de materiais (Absorbing Man), capazes de absorver ataques e criar energia (Bishop) ou absorver energia e manipularem-na de diversas formas (Silver Surfer).
É também óbvio que há personagens tão poderosos que podem ter os poderes de todos os heróis na Terra, mas penso que esses fogem ao conceito deste post.
Sem mais demoras aqui fica a minha lista dos personagens que têm os melhores poderes de absorção.
10 – Parasite
Se este top fosse sobre os personagens mais fortes que possuem este tipo de poder, de certeza que o Parasita estaria mais à frente, no entanto, estou a escolher quais os personagens que para mim têm o melhor poder de absorção e como o parasita é um tipo que necessita de absorver a energia dos outros (além de ser roxo), faz com que fique no final desta lista. Afinal de contas existe uma razão para o seu nome ser parasita, o pobre coitado nem podia abraçar a própria família (pelo menos no caso de Raymond).
Já existiram muitos Parasitas na DC, entre eles Raymond Maxwell Jensen, Rudy Jones, Dr. Torval Freeman, etc.
Não sei especificamente os poderes de todos, mas sei que pelo menos uma versão do parasita é capaz de absorver as memórias e os poderes de outros.
Já absorveu os poderes do Superman, mas apenas uma fracção pois não é capaz de os absorver na sua totalidade.
A primeira versão do Parasita surgiu em 1966.
9 – Rogue
Como todos sabem a famosa Rogue dos X-men tem a capacidade de absorver as memórias, personalidade e super poderes de todos aqueles em que toca. É de facto um poder fabuloso mas que neste caso se pode considerar mais como uma maldição, pois infelizmente Rogue não é capaz de o controlar o que a torna incapaz de contacto humano.
E como nenhum poder que ela possa absorver superar o contacto com outra pessoa, o seu poder é dos piores desta lista.
Uma pequena curiosidade é que a Rogue tem uma grande química sexual com o Magneto e no Universo Paralelo "Age of Apocalypse" onde Magneto é um dos bons e o líder dos X-men, eles têm um filho. Isto é possível graças a um campo electromagnético que Magnus usa para proteger o seu corpo e poder tocar em Rogue.
Criada por Chris Claremont e Michael Golden em 1981.
8 – Sauron
Karl Lykos tem a capacidade de se transformar em Pterodáctilo aumentando a sua força e velocidade, sendo capaz de voar, de hipnotizar, de expelir fogo da boca (mais recente), de sentir outros mutantes e de obviamente absorver os seus poderes e energias através do toque.
Sauron é uma personagem bastante divertida e maquiavélica. A razão de estar apenas em oitavo lugar é que necessita de tocar nas pessoas para absorver os seus poderes e esta absorção é apenas temporária. Apesar de Karl possuir o poder da absorção na sua forma humana a verdade é que muitas vezes isto acciona a sua transformação em Pterodáctilo, que em BD é muito divertida mas na vida real não é muito boa para engatar.
Criado por Roy Thomas e Neal Adams, apareceu pela primeira vez como Karl Lykos no volume 1 de "X-Men #59" e como Sauron em "X-Men #60".
7 – Gideon
Gideon é um mutante com a capacidade de absorver qualquer talento ou super poder possuído por pessoas ou seres mecânicos.
Infelizmente para poder usar os poderes ou talentos dos outros Gideon tem de se encontrar perto dos mesmos.
A grande novidade deste personagem em relação aos outros é o facto de possuir a capacidade de imitar poderes de seres mecânicos, sem dúvida um aspecto muito interessante.
Além destes poderes Gideon é um External e por isso tem um certo grau de imortalidade, sendo apenas morto por decapitação, pelo vírus legacy ou por absorção das energias vitais.
Foi criado por Rob Liefeld, Fabian Nicieza e Mark Pacella e apareceu pela primeira vez no volume 1 dos "New Mutants #98"
6 – Copycat
Vanessa Geraldine Carlysle há semelhança de Mystique é capaz de se transformar em qualquer pessoa. A sua habilidade de "Shape-shifting" é tão poderosa e rigorosa que consegue duplicar qualquer pessoa até ao nível celular sendo capaz de replicar os seus poderes (caso os tenham), talentos e impressões mentais. Até os telepatas têm dificuldades em a distinguir.
O seu poder é muito bom, mas para replicar algo mais do que apenas a forma física, Copycat necessita tocar nas pessoas e isso é sempre um ponto fraco.
Foi criada por Fabian Nicieza e Rob Liefeld em 1991.
5 - Halloween Jack
Jordan Boone pertence ao Universo 2099 da Marvel.
Cientista respeitado envolveu-se num projecto que pretendia criar novas versões dos deuses nórdicos. Este projecto concedia poderes a humanos que graças a um chip implantado nas suas mentes os fazia acreditar que eram verdadeiramente deuses. Jordan conseguiu safar-se do chip e ganhou os poderes de Loki o deus trapaceiro.
Há semelhança de Copycat, Halloween Jack é também um exímio "Shape-Shifter" capaz de se transformar em tudo o que ele compreenda, desde pessoas a animais. Além disto é também capaz de absorver as memórias e poderes de todos os que toca, através da absorção do material genético pela sua pele.
Em comparação com Copycat, Jack tem uma vantagem e uma desvantagem. A vantagem é que ele é capaz de usar os poderes de todos os que absorveu no passado, a desvantagem é que como absorveu muitas memórias tornou-se louco.
O facto de ser louco é de facto um aspecto que o deveria colocar mais abaixo da lista, mas ninguém o obrigou a absorver tantos poderes.
Racionalmente os poderes de Jack são mais poderosos que os de copycat e gideon, mas a loucura é um preço muito grande a pagar por ele e o facto de ele estar em 5º é também uma prova da minha pequena loucura interior.
Apenas encontrei que este personagem foi criado pela "Marvel Comics", e a sua primeira aparição foi no número 11 do "Spider-Man 2099".
4 – Mimic
Existiram dois Mimics, um que possuía os poderes dos X-men originais (Cyclops, Jean, Beast, Angel e iceman) e Calvin Rankin da Terra-12 (de um Universo paralelo), é deste último que falo.
Calvin tem a capacidade de absorver os poderes de qualquer mutante, mas apenas pode absorver cinco ao mesmo tempo, no entanto, quando lhe convém pode trocar um dos seus poderes por outro que queira absorver.
Um ponto fraco do seu poder é que os poderes absorvidos por Mimic apenas têm 50% da energia dos originais.
Não é tão poderoso como Halloween Jack, mas não é louco e é capaz de ter cinco poderes sempre com ele podendo trocá-los quando se encontra perto de outros que também possuem poderes.
Os 50% são chatos, mas sempre pode usar cinco poderes ao mesmo tempo e combiná-los entre si.
Calvin Rankin foi criado por Judd Winick e Mike McKone e a sua primeira aparição foi no comic "Exiles "1".
3 - Peter Petrelli
Quando Peter aprender a controlar os seus poderes vai ser praticamente imparável. Tem a capacidade de absorver os poderes de outros apenas estando perto dos mesmos e aparentemente o seu poder de absorção não tem limites, pois até agora tem absorvido o poder de todos aqueles com quem esteve.
O seu corpo armazena os poderes por isso ao contrários de alguns membros desta lista a absorção é permanente.
Só encontro um aspecto negativo em Peter, uma vez que ele ainda não é capaz de controlar este dom, se absorver um poder demasiado perigoso, ainda pode rebentar, como aconteceu na série com o poder da radiação.
Criado por Tim Kring na série "Heroes" estreada em 2006.
2 - Black Alice
Black Alice que veste um uniforme semelhante ao de Black Adam é uma jovem gótica com poderes místicos que é capaz de absorver poderes mágicos. Para isso apenas tem de ser capaz de os ver, caso contrário, absorve os poderes mágicos de qualquer um.
É capaz de absorver mais do que um poder ao mesmo tempo, mas não se sabe qual o limite.
O poder é temporário mas considero-o muito bom porque ela tem a capacidade de absorver a magia de qualquer um, incluíndo seres tão poderosos como o Spectre e imaginem o que se poderia fazer com os poderes de um ser tão poderoso, seria formidável.
Foi criada por Gail Simone, Joe Prado e Ed Benes em 2005.
1 – Amazo
Criado por Gardner Fox em 1960, Amazo é capaz de absorver os poderes dos outros através das suas células quando se encontra próximo dos mesmos.
No passado apenas utilizava um poder de cada vez e tinha algumas limitações. Actualmente não é o caso, tendo a capacidade de absorver permanentemente os poderes de todos aqueles que encontrou.
É basicamente um Peter Petrelli mais seguro e capaz.
Aparentemente não é necessário que o poder seja genético para ele o absorver uma vez que é capaz de usar os poderes do Lanterna Verde.
Amazo está à frente de todos porque não precisa tocar em ninguém para utilizar a absorção, porque tem os poderes permanentemente e porque rapidamente os aprende a utilizar.
Nota: Algumas informações como por exemplo as datas foram retirados do site da wikipédia.
18º FIBDA
Não podia deixar de mencionar que a décima oitava edição do festival de BD mais conceituado do país está mesmo à porta.
Falo do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora que vai ter início dia 19 de Outubro e dura até 4 de Novembro.
Em princípio eu lá estarei e vou tentar ir já este sábado.
Cliquem na imagem para aceder ao site oficial.
I´m Not There - Trailer
Realizado por Todd Haynes, que nos trouxe no passado o explosivo "Velvet Goldmine", "I´m not There" mostra-nos várias visões diferentes da vida da lenda Bob Dylan. Cada visão é interpretada por um actor diferente. Desde Christian Bale, a Heath Ledger, Cate Blanchett, Richard Gere, Marcus Carl Franklin e Ben Whishaw, todos interepretarão uma faceta do músico.
Cliquem na imagem para ver.
sexta-feira, outubro 12, 2007
Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street -Trailer
quarta-feira, outubro 10, 2007
DC VS Marvel
VS
Felizmente o meu Computador regressou a casa e por isso o Blog pode regressar à vida normal. E nada melhor do que regressar com algo novo, o espaço VERSUS onde sobre vários temas vou tentar ter um mini debate, onde peço a todos os que me lêem, para postar a vossa opinião.
Hoje a pergunta é simples, das duas editoras de comics que mais vendem no mundo, qual é a vossa preferida?
A DC comics actualmente possui várias editoras como a Vertigo e a Wildstorm.
A Vertigo foi apenas criada para englobar as BDs mais adultas da DC, livros como "Sandman" e V for Vendetta". Estranhamente Watchmen ainda mantém o símbolo da DC e não da Vertigo, sei que existiram problemas legais entre Alan Moore e a editora no que toca a este livro em particular, mas desconheço as causas desses problemas.
Já a Wildstorm é um caso completamente diferente uma vez que antes de ser comprada pela DC, os seus livros já existiam e por isso peço que não contem com esta editora quando decidirem qual a vossa preferida.
Se contarmos com a Vertigo a escolha para mim é fácil, ganha a DC. MAs vamos analisar rápidamente e exclusivamente a BD de super heróis destas duas companhias.
De uma forma geral a Marvel sempre foi mais adulta no que toca a BD de super heróis e sempre teve um maior respeito pela continuidade das estórias, onde a DC apresentava personagens e estórias altamente infantis, e tinha uma continuidade muito confusa. Actualmente a DC tem melhorado neste campo, terminando com algumas invenções patetas como a fraqueza do Green Lantern à cor amarela entre outras coisas.
No entanto existe um personagem da DC que a Marvel nunca conseguiu destronar neste tipo de BD, falo obviamente de Batman. Não existe nada que a Marvel alguma vez tenha feito que supere o leque de estórias fabulosas que existem sobre o Homem Morcego.
Agora deixo a palavra a quem quiser partilhar, qual a vossa preferida? A editora de Batman e Watchmen ou a editora de Spider-Man e dos X-men?
segunda-feira, outubro 01, 2007
Os Melhores Sketches dos Monthy Python
Para quem adora os Monthy Python, tem entre 18 e 20 euros e mora ao pé de Lisboa este é um espetáculo absolutamente imperdível.
Se poderia existir algum temor em assistir aos famosos sketches dos Monthy Pythons sem estes serem efectuados por John Cleese e companhia ou por serem adaptados para Português, não se preocupem porque esse medo desaparece nos primeiros minutos.
O quinteto Potuguês prova-se à altura e o humor funciona perfeitamente. Para ser sincero conheci Python´s com os filmes e assisti a poucos sketches, mas garanto que as prestações de Miguel Guilherme, João Pedro Gomes, António feio, Bruno Nogueira e Jorge Mourato vão agradar a todos, incluíndo conhecedores ou não deste grupo maravilha que foram, são e serão sempre os Monthy Python.
Da velha guarda temos Miguel Guilherme, José Pedro Gomes e António Feio que dispensam qualquer tipo de apresentações.
Já não via Miguel Guilherme a trabalhar em humor à algum tempo e mais uma vez ele volta a provar que não é só um excelente actor mas também um grande comediante.
José Pedro Gomes e António Feio uma das grandes duplas do amor, como sempre a cumprirem os seus papéis. No entanto António Feio acaba por ser o actor que mais passa despercebido nesta peça, pois fiquei com a impressão que é o que participa em menos sketches.
Bruno Nogueira confirma-se como um dos grandes novos talentos do humor em Portugal, com interpretações hilariantes como a do sketche do Azul Noruêgues.