quinta-feira, março 31, 2016

Crónicas: Os Monstros de Penny Dreadful



Com algumas mudanças na rubrica entrámos numa segunda temporada do "Crónicas". Para começar e porque "Penny Dreadful" está quase aí a regressar, aproveitei para recordar os seus monstros, os da fantasia e os do papel. Cliquem aqui para ver.

terça-feira, março 29, 2016

The Walking Dead Vol. 13: Longe Demais


Novo volume publicado pela Devir. Falei sobre ele no Deus Me Livro.

segunda-feira, março 28, 2016

Nas Nalgas do Mandarim



Para quem ainda não conhece "Nas Nalgas do Mandarim" é um podcast cinematográfico da autoria de Carlos Reis, Miguel Ferreira e Pedro Cinemaxunga. As regras são... não existir regras. A ideia é numa amena cavaqueira, estilo conversa de café, falar de filmes e colocar desafios uns aos outros.

A segunda temporada já está a decorrer e conta com alguns convidados. Neste episódio 6 um segredo obscuro foi revelado, por isso tinha de o colocar aqui.

segunda-feira, março 21, 2016

Kenshin, o Samurai Errante – 2: Dois Assassinos


O segundo volume de "Rurouni Kenshin", editado pela Devir, já se encontra disponível.
Volto a falar desta série que me é tão querida no Deus Me Livro.

sexta-feira, março 18, 2016

Here


Andava a adiar o texto, porque mal terminei de ler soube que "Here" de Richard McGuire é uma peça de BD que tem de ser partilhada e discutida.

Deixo-vos algumas linhas de reflexão sobre esta viagem de grande experimentalismo e que se tornou tão influente no universo da BD, aqui no site do Deus Me Livro.

quarta-feira, março 16, 2016

Daredevil Temporada 2 - Trailer Final


Sai já na próxima sexta-feira a segunda temporada de "Daredevil". Se for tão boa quanto a primeira já vai valer muito a pena, mas esperemos que seja ainda melhor e que o Wilson Fisk apareça mais à frente.

quarta-feira, março 02, 2016

Olivier Schrauwen e a expansão da BD belga



É já nesta sexta que pelas 21:30 na bedeteca da Amadora vai decorrer a mesa-redonda com Benoît Crucifix sobre Olivier Schrauwen e a expansão da BD belga. Também estarei presente neste mesa-redonda para tecer algumas palavras sobre o autor e encetar conversa com Crucifix. Apareçam se puderem.

Aproveito para relembrar os textos que dediquei a Olivier Schrauwen, nomeadamente sobre as suas edições portuguesas. Podem ler sobre o Espelho de Mogli e Cinzas.

terça-feira, março 01, 2016

Spotlight (2015)



Aproveitando a recente vitória de "Spotlight" nos Óscares, aproveito para lhe dedicar algumas linhas.

Neste regresso à realização, Tom McCarthy debruçou-se sobre a equipa de investigação jornalística do The Boston Globe, a famosa Spotlight, especificamente durante os anos em que investigaram e provaram uma série de casos de pedofilia associados a padres da Igreja Católica. Um escândalo muito recente, cuja denúncia ainda se encontra bem presente na nossa memória. Aquilo que desconhecemos é o trabalho feito nos bastidores e é nesse sentido que "Spotlight" é construído.

É um filme preocupado em mostrar um determinado tipo de jornalismo, aquele que realmente é capaz de mudar o mundo e cuja importância dificilmente será menor. Numa altura em que a comunicação social parece cada vez mais pender para um lado sensacionalista, sabe sempre bem frisar a importância que os jornalistas podem e devem ter no dia-a-dia. Nesse sentido, "Spotlight", poderá parecer um filme frio, mas é-o propositadamente. Há que gabar McCarthy por nunca cair na tentação de ir por uma via mais sensacionalista ou até exibicionista, afinal com um tema destes poderia existir essa tentação. Tal não acontece nunca e o realizador mantém-se fiel na sua demonstração do método jornalístico, sem descurar o tema em questão. Um filme nestes moldes até poderia ser sobre outro tema, mas isso não quer dizer que a pedofilia na Igreja seja descurada para um segundo plano, todo o processo de investigação nos vai desbravando o tema e mostrando a forma como afecta os diferentes jornalistas.

Mais do que protagonismos solitários é um filme que assenta na força do elenco e assenta muito bem. A personagem de Mark Ruffalo é uma das que mais sobressai pela sua relação estreita com o trabalho, podemos mesmo dizer que a sua vida pessoal e profissional são uma e a mesma, mas é em Michael Keaton que as minhas atenções mais ficaram. O actor mais veterano desta equipa mostra que continua em grande forma, ao representar não só o líder da Spotlight, mas também um membro de uma comunidade que viveu, consciente ou inconscientemente, durante anos a fio, a ignorar o que realmente se passava por detrás de algumas portas de Igreja. Estamos a falar de uma situação que não é nada casual, onde um estudo estatístico concluiu que cerca de 6% dos padres são pedófilos, ou seja, existe uma tendência, pior do que isso, é o ter conhecimento e compactuar com isso, mas isso é algo que o filme explicará muito melhor do que eu.

Este é um filme que segue na tradição de clássicos como "All The President's Men" onde o jornalismo é o grande protagonista. Antes de terminar, a título de curiosidade, vale a pena lembrar que McCarthy foi um dos actores da 5º temporada de "The Wire", ou seja, a temporada que se debruçou sobre o jornalismo.