quarta-feira, janeiro 20, 2016

Os heróis também usam BI #12

Este estava reservado há muito. Podem vê-lo aqui no Deus Me Livro.

terça-feira, janeiro 19, 2016

Doctor Who - Temporada 9


Cá está ela, a nona temporada completa mais o especial Natal. Todos os episódios foram falados no TVDependente, é só clicar aqui.

Moffat continua a reunir essa particularidade de me fazer amar um episódio e odiar uma série de pormenores. Mas sim a nona é um regresso em grande forma do Doctor, uma das melhores temporadas da nova série e a segunda melhor sob a alçada de Moffat (a 5º ainda está muito bem cotada na memória).


terça-feira, janeiro 12, 2016

Ground Control To Major Tom

Livrarias com personalidade, não se medem ao metro quadrado.
Saudades do Porto, saudades da Poetria.

Nota: Foto retirada da páginda de Facebook da Livraria Poetria.

segunda-feira, janeiro 11, 2016

A Hero For More Than One Day



Quem passou por este blog nos tempos em que era (mais) activo, de certeza que sabe o quanto David Bowie era amado nesta casa. Bowie foi um artista singular, com um percurso musical que sempre me atraiu, não só pela qualidade mas pela forma como o autor explorava diferentes caminhos, diferentes sonoridades. Ao longo dos anos Bowie mudava, reinventava-se, enfim, deslumbrava-nos.

Era um músico que não deixava ninguém indiferente e mesmo dentro dos fãs as preferências variavam consoante o estilo musical preferido por cada um. Posso ter uma preferência, como a maioria, pela fase dos anos 70 que conta com as pérolas "Hunky Dory", "Ziggy Stardust", Alladin Sane", "Diamond Dogs", "Low" ou "Heroes", mas continuo a adorar o que fez nos anos 80 e 90. O fantástico "Scary Monsters" (OK tecnicamente encerra os anos 70), "Let's Dance" ou aquela composição magnífica que é "Cat People" não deixam margem para dúvidas, os anos 80 também deixam uma enorme marca na carreira do autor. Os 90 abriram com "Black Tie White Nose" contam com o álbum que Bowie lançou quando comemorou os 50 anos, "Earthling", mas é no anterior "Outside" que está a pérola desta década, numa nova e diferente colaboração com Brian Eno. Uma pena que o projecto que "Outside" ambicionava ser nunca tenha voltado a ser trabalhado por esta dupla, agora nunca mais acontecerá, ficando apenas o desejo dos autores.

No século XXI Bowie continuou a marcar presença apesar de a dada altura ter estado 10 anos sem editar um álbum algo que contribuiu ainda mais para a enorme surpresa que foi "The Next Day", um álbum que nos traz de volta Bowie numa das suas melhores formas. Uma ode ao Rock de próprio autor e uma que não passou nada despercebida.

Agora chega-nos "Blackstar". Depois de um certo revivalismo do anterior, temos um álbum mais experimental que vai beber inspirações ao jazz e que faz Bowie regressar ao seu primeiro instrumento, o saxofone. Um ciclo que se completa, de certa forma. Porque afinal Bowie tem passado uns anos difíceis em termos de saúde, com um cancro terminal diagnosticado há alguns meses e contra o qual estava a lutar. Infelizmente há batalhas que estão condenadas desde o início, qual combate de boxe fraudulento. Bowie sabia-o e decide dar-nos esta prenda no fim. Confesso que apenas senti alegria com o lançamento de "Blackstar", sem nunca me passar pela cabeça que se tratasse do último álbum dele. Agora pede-se um novo ouvir, uma nova interpretação a este álbum mais negro e que já continha todas as pistas. Bowie despede-se como sempre viveu, encenando uma última peça desta enorme personagem que é David Bowie. Porque o autor também era actor, apaixonado por teatro, uma componente artística que sempre fez parte da sua carreira musical, nas várias personagens e cenários que ia criando ao longo da vida.

Um dos maiores cuja falta será muito sentida, como se tem bem visto com os vários testemunhos expostos ao longo do dia de hoje. Obrigado David Robert Jones, por toda esta maravilhosa odisseia que criaste com esse ícone que é e sempre será, David Bowie.

É impossível escolher apenas uma música ou álbum de Bowie, mas tendo em conta todo o planeamento do autor, neste momento o álbum a ouvir é "Blackstar", por isso deixo aqui o single.

quarta-feira, janeiro 06, 2016

Umbrella Academy



Podem ler sobre um dos últimos lançamentos da Devir, aqui no Deus Me Livro.