domingo, novembro 30, 2014

Logicomix


A Gradiva editou este ano, um tratado de BD sobre a lógica matemática. Um livro estimulante a vários níveis e sobre o qual falei no "Deus Me Livro". Para lerem, cliquem aqui.

sexta-feira, novembro 07, 2014

ohZona - Apresentação no Amadora BD

Capa de Yi Luo


Já tinha falado deste projecto aqui, o qual será apresentado no Domingo, pelas 17 horas no Festival Amadora BD.

Antes de mais convém realçar que todos os autores - com excepção do Rui Alex - vão estar presentes na apresentação. Quanto ao livro terá um custo de 5€ (são mais de 60 páginas A5 de BD), mas durante o festival estará a 4€.

Como prometido, venho agora divulgar algumas páginas (uma por desenhador).


 "Noite do Diabo" - desenho de Caroline Ring e argumento de Gabriel Martins

 "Noite do Diabo" - desenho de Rui Alex e argumento de Gabriel Martins


 "Noite do Diabo" - desenho de Lew Bridcoe e argumento de Gabriel Martins 


 "As long as we are alive" - desenho de Fil e argumento de Christoph Mathieu 


 "In our hood" - desenho de Asja Wiegand e argumento de Christoph Mathieu 

 "Everything is over on Ash Wednesday" -  desenho de Miguel Santos e argumento de Christoph Mathieu 

A primeira parte do livro é composta por uma história da minha autoria escrita em português com tradução em inglês. Enquanto que a segunda parte contém três histórias curtas escritas pelo Chris em alemão, também com tradução em inglês.

Foi uma grande experiência, como tinha dito é a minha maior BD até à data. Além da experiência recompensadora neste intercâmbio com a Alemanha (obrigado Lew e Caro), tive o prazer de me reunir novamente com o Rui Alex, o desenhador com quem mais trabalhei e cuja evolução de traço tem sido um previlégio seguir.

Espero poder contar com alguns de vós na apresentação. Se alguém estiver interessado em adquirir o livro também me pode contactar a partir do blog.

segunda-feira, novembro 03, 2014

TCN 2014: Nomeados e Votações


Com o final do ano a aproximar-se, é tempo de mais uns prémios TCN, os quais têm por objectivo premiar a blogoesfera nacional de Cinema e TV, salientado aquilo que de melhor tem feito.

É certo que não estarão cá todos, até porque nem todos concorrem, mas dentro dos interessados os TCN continuam a esforçar-se por dar destaque ao que se escreve nesta internet fora.

Mais uma vez conto-me entre os nomeados pelo trabalho que tenho desenvolvido no "TVDependente". Este ano, pela primeira vez, estou nomeado em melhor crítica de TV, com uma série que me é muito querida: "Utopia". Além desta, ainda estou nomeado com o "Séries aos Quadradinhos" uma rubrica que partilho com a Syrin e o Rafa Santos e que foi uma grande diversão de escrever (conseguimos meter BD nos TCN!!!).

Este ano de forma a espalhar ainda mais a divulgação dos blogs, as votações não estarão concentradas no "Cinema Notebook" , mas antes espalhadas por vários blogs. Os nomeados e locais de votação podem ser consultados aqui.

De resto é sempre bom continuar a ver o trabalho de "caras" conhecidas a ser salientado. Desta vez, por ter sido um ano em que estive mais ausente deste universo, deparo-me também com uma série de nomeados que me são completamente desconhecidos. Por isso também é bom ver que a blogoesfera continua viva e a trazer sangue novo.

E no fundo é isto, um muito obrigado pela nomeação e boa sorte a todos. Já agora o material promocional continua a ser da autoria dessa referência da blogoesfera que é o Brain-Mixer.


domingo, novembro 02, 2014

ohZona - Comic Transfer 2014



O "comic transfer" trata-se de um projecto do Goethe Institut que tem por objectivo promover o intercâmbio entre autores da Alemanha e de outros países.

Este ano o intercâmbio incidiu sobre as publicações independentes de BD e um dos convites para participar acabou por chegar até mim. De um lado temos a revista "Zona" - a representar Portugal - enquanto do outro a "oh Magazin" - publicação alemã. É a partir da fusão entre estas duas revistas que nasce a "ohZona".

O livro é inspirado nessa época de festejos e excessos que é o Carnaval, sendo dividido em duas partes. A primeira debruça-se sobre o Carnaval do Norte de Portugal, contando com o desenho de Caroline Ring, Lew Bridcoe e Rui Alex, com argumento da minha autoria. Na segunda parte visitaremos o lado do Carnaval de Colónia através da escrita de Christoph Mathieu e com desenhos de Asja Wiegand, Fil e Miguel Santos. É de salientar ainda a questão linguística. A "ohZona" terá a primeira parte escrita em portguês e a segunda em alemão, mas todas as histórias contarão com legendas em inglês.


Aproveito este texto para expressar o meu agradecimento a toda a equipa, porém, em particular ao Fil pelo voto de confiança ao me convidar a participar. Até à data a minha maior BD tinha 5 páginas e a partir de agora terá 32. Foi um grande desafio esta aventura e espero ter estado à sua altura. Pelo menos a participação é algo que nunca esquecerei.

Para já revelarei apenas esta fantástica capa que é da autoria de Yi Luo, mas aguardem mais novidades sobre o projecto, onde iremos disponibilizar algumas imagens do interior.

Quanto ao lançamento, está apontado para o dia 9 de Novembro no festival de BD da Amadora.