terça-feira, novembro 24, 2009

Amadora BD 2009

Foto de Ricardo Fino Sá da Costa


Entre 23 de Outubro e 8 de Novembro a Amadora voltou a ser, o palco da Banda Desenhada em Portugal, tendo já conquistado um lugar cativo no calendário internacional dos eventos mais importantes na área da 9º arte no mundo.

O meu balanço do festival já se encontra disponível na secção de reportagens da Rua de Baixo, para isso é só clicarem na imagem.

As fotos são da autoria de Ricardo Fino Sá da Costa e podem ser vistas aqui.

quinta-feira, novembro 19, 2009

Festival Black & White 2010

A 7ª edição do Festival Audiovisual Black & White irá decorrer entre os dias 21 e 24 de Abril. Este é um festival organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto (Campus da Foz) e que abrange três categorias: vídeo, fotografia e aúdio.

Todos aqueles que estiverem interessados em concorrer poderão fazê-lo até 25 de Janeiro, o prazo final para recepção de trabalhos.


Para mais informações consultem o site oficial, clicando na imagem.


É com muito gosto que anuncío que este blog voltará a colaborar com o festival pelo segundo ano consecutivo. Aproveito para expressar o meu agradecimento à organização e em particular ao Fernando Ribeiro.

quarta-feira, novembro 18, 2009

Depeche Mode no Atlântico 14/11/2009

E parece que o ditado é mesmo verdade pois há terceira foi mesmo de vez.
Finalmente após o terceiro bilhete que compro dos "Depeche Mode" os consegui ver pela primeira vez ao vivo e posso dizer que se no final do concerto começassem a vender bilhetes para um próximo eu tinha comprado num ápice, pois foi um espectáculo verdadeiramente grandioso, porra são os Depeche Mode!
Para tocar na primeira parte foi efectuada uma votação onde se encontravam nomeados os "Mundo cão", os "X-Wife", "Os Golpes" e os "Gomo", tendo estes últimos sido os vencedores. Foi uma boa abertura e das bandas nomeadas é a que possui o estilo mais próximo dos anfitriões. Os "Gomo" tocaram cerca de meia hora onde aproveitaram para apresentar canções do novo álbum revendo as mais populares do anterior.
Por esta altura era garantido que os "Depeche" não iam cancelar (não resisti). Quando a banda surge em palco é um sonho tornado realidade. Martin L. Gore sempre a sobressair na roupa que escolhe e claro Dave "bad boy"Gahan também sempre inconfundível. O espectáculo estava prestes a começar.
A banda começou por tocar três temas do novo álbum o que foi um pouco assustador para mim, pois confesso que ainda não o ouvi na sua totalidade. Claro que sabia que esta era a digressão "Tour of The Universe" a que tem por objectivo apresentar "Sounds of The universe" o último registo. Mas tratando-se de uma banda como os "Depeche Mode" que se quiser consegue tocar horas a fio usando apenas clássicos (sim são mesmo muitos) sempre achei que a maior parte da setlist recairia sobre o passado e não estava errado.
No fundo os "Depeche" tiveram uma óptima ideia ao despachar as novas músicas logo no início tocando "In Chains", "Wrong" e "Hole to Feed", voltando a tocar apenas mais uma faixa do disco em questão a meio do concerto "Miles Away / The Truth Is". Não me entendam mal são boas canções e funcionaram bastante bem ao vivo mas ao pé do resto do alinhamento são claramente as mais fracas e foi com a quarta canção "Walking in my Shoes" que o público se começou a render. Seguida de "A Question of Time", "Precious", "World In My Eyes", "Fly on the Windscreen" estava mais do que garantido que o concerto iria ser grandioso, a partir daqui foi praticamente sempre a subir.
Quando Martin L. Gore acompanhado apenas por teclas nos encantou com "Sister of Night" e principalmente "Home" onde a empatia banda-público atingiu aqui o seu primeiro grande momento.
Ouvir canções seguidas como "Policy of Truth", "It´s no Good", "In Your Room", "I Feel you", "Enjoy the Silence" e "Never Let Me Down Again" é qualquer coisa de monstruoso. Não há nunca um momento de descanso, um momento menor, e que bem que soam estas músicas ao vivo. O público estava mais que conquistado, as pazes feitas.
Como encore tivemos mais quatro momentos geniais "One Caress", "Stripped", "Behind the Wheel" e para o grande final (já se estava mesmo à espera) "Personal Jesus". Um final cheio de esplendor e glória.
Este concerto ficou marcado também por ter sido o primeiro que vi sentado no pavilhão atlântico e que longe está o palco. No balcão dois a olhar directo para o palco é realmente difícil distinguir os músicos. Porém a vista panorâmica de um pavilhão desta magnitude esgotado é qualquer coisa de majestoso. As diferentes cores provenientes do espectáculo a serem reflectidas em milhares de pessoas é uma imagem marcante.
Gostava muito que tocassem uma "Shake the Disease", "Black Celebration", "Just Can´t Get Enough", "Judas", "Master and Servant" entre muitas outras. Mas já se sabe que não há espaço para tudo e os "Depeche" têm mesmo tanta canção soberba que dificilmente sairíamos do Atlântico decepcionados.
Deixo um vídeo não do Atlântico mas que pertence à mesma digressão da "It´s No Good". Foi numa curta pesquisa a que encontrei com melhor qualidade.

sexta-feira, novembro 13, 2009

Peter Murphy - I'll Fall With Your Knife



"to the crowd
to the world
you were so dry
and with a token bird I made
sent it to fly
right to your side
with a broken wing you sail
oh like winter in july
a barren river wide
I'll pray for the flood
to wash on you
it's here, I'll stay with you
it's here, I'll be with you
I'll fall..."

quinta-feira, novembro 12, 2009

Alan Moore & Gorillaz











Damon Albarn não pára de me surpreender. Como músico é extremamente ambicioso, possuindo uma carreira longa e proveitosa nos Blur decide enveredar pelos caminhos da electrónica e do hip-hop em Gorillaz um projecto inovador que surge como uma brisa de ar fresco na música até pela própria imagem da banda. Como se não bastasse ainda formou os "The Good The Bad and The Queen" também muito aconselháveis.

Para quem conhece Gorillaz, está familiarizado com a imagem animada da banda, quase saídos de um livro de mangá.
Pois bem o duo por detrás desta banda Damon Albarn e Jamie Hewlett (desenhador de Tank Girl) quer trabalhar com a lenda que é Alan Moore e parece que o senhor aceitou. Pelo que sei Moore vai escrever o livro da ópera que os Gorillaz estão a cômpor.

Moore é um dos mais talentosos escritores do mundo e o meu fascínio pelos seus trabalhos é bem conhecido por quem lê este blog.

Isto promete!!!

terça-feira, novembro 10, 2009

#1 BAD ASS


Obrigado ao DC pela descoberta.

sábado, novembro 07, 2009

Entrevista a C.B. Cebulski

Foto de Ricardo Fino Sá da Costa


C.B. Cebulski é bem conhecido pelo seu trabalho no “Marvel Mangaverse” e por ter criado a série “Marvel Fairy Tales” nas quais adapta contos de fadas utilizando personagens do universo Marvel. Neste último já trabalhou com três artistas portugueses, Ricardo Tércio, Nuno Plati e João Lemos. Além de escritor é também editor da Marvel e visto por muitos como um “caça-talentos”.

Esteve recentemente no primeiro fim-de-semana do 20º Festival de Banda Desenhada da Amadora e em nome da Rua de Baixo não podia deixar passar a oportunidade de lhe dar uma palavrinha.

Para lerem a entrevista cliquem na imagem.

Quero aproveitar para agradecer à organização do festival em particular ao José Eduardo Ferreira pela disponibilidade e obviamente ao próprio autor que é cinco estrelas, gostei muito de o conhecer.
E claro ao Ricardo Fino Sá da Costa o fotógrafo que me tem acompanhado de forma imparável nesta caminhada pelo festival.

sexta-feira, novembro 06, 2009

Sardinha em Lata


O realizador/produtor Nuno Beato, juntamente com o realizador José Miguel Ribeiro (vencedor do “Cartoon d’Or” em 2000 com o filme “A Suspeita”) e com “uma não-artista com os pés na terra”, Eva Yébenes, decidiram em 2007 embarcar num novo desafio ao criarem a produtora de animação Sardinha em Lata. Uma produtora cujo objectivo principal é o de contribuir para o aumento da qualidade do cinema de animação em Portugal.

Para isso, esta equipa decidiu apostar em força na realização de séries de grande formato que possam concorrer e entrar no mercado Internacional e, ao mesmo tempo, continuar a criar curtas-metragens onde os autores podem explorar o seu lado mais intimista e experimental.

O resto do artigo encontra-se disponível na edição de Novembro da Rua de Baixo.
Lá poderão também encontrar a estreia mundial da série "Dodu - O Rapaz de Cartão" (ver imagem acima) realizada por José Miguel Ribeiro e escrita por Virgílio Almeida, com a exibição do episódio piloto.
Um muito obrigado a toda a equipa da "Sardinha em Lata" pela amabilidade com que nos receberam.
Cliquem na imagem para o link directo.

segunda-feira, novembro 02, 2009

Band Of Horses - No One's Gonna Love You



"And anything to make you smile
It is my better side of you to admire
But they should never take so long
Just to be over then back to another one

But no one is ever gonna love you more than I do"