terça-feira, julho 28, 2009

Se Me Amas


Se Me Amas (Bizarra Locomotiva) - Bizarra Locomotiva

Ultimamente ando a recordar algumas canções do álbum de tributo aos 20 anos dos Xutos e Pontapés. É de salientar que existem verdadeiras pérolas neste CD.
É fantástico ver uma canção dos Xutos a ser trabalhada por determinadas bandas e assistir ao resultado final, como é o caso da versão "Mãe" pelos Mão Morta, "Esquadrão da Morte" pelos Da Weasel ou esta "Se Me Amas" pelos Bizarra Locomotiva.
Estas bandas pegaram em canções dos Xutos e tornaram-nas deles.
Voltando aos Bizarra tenho ideia que na altura em que fizeram esta música, Armando Teixeira ainda pertencia à banda. Ao vivo têm um espectáculo assombroso.

sexta-feira, julho 24, 2009

Rádios Humanos Ambulantes

Na semana passada quando entrei no metro em direcção a Santa Apolónia, deparei-me com o som altíssimo de uma música qualquer que pessoalmente não faz nada o meu género (mas mesmo que fizesse não é essa a questão).
Podia ter pensado que agora os metros tinham rádio mas pelo tipo de som e pela sua qualidade claramente não era o caso. Ora bem o som vinha de um telemóvel de um indivíduo qualquer.
Tantas e tantas pessoas ouvem música no metro com AUSCULTADORES. Achei aquilo uma palhaçada e não tivesse a viagem apenas duas paragens acho que tinha de ir lá falar com o tipo para desligar aquilo que era mesmo muito irritante.
Mais curioso é que saímos ambos em Santa Apolónia e lá andava ele pela estação de comboios sempre com um som altíssimo a emanar do telemóvel, acompanhado de duas mulheres que já agora bem podiam ir a dançar também para reforçar o ambiente videoclip.
Isto tinha morrido aqui e eu nunca me lembraria de contar esta história no blog. O problema é que quando contei isto no Porto me avisaram que lá se passa o mesmo e se está a tornar uma moda. Epá!!! Isso é que não. Agora fomentamos a poluição sonora? Não pode ser, daqui a nada nem conseguimos ler um livro descansados.
Confesso que se é pra isto achava mais engraçado os rádios ao ombro.

segunda-feira, julho 20, 2009

Lua

Hoje comemoram-se os 40 anos de chegada à Lua, teorias da conspiração à parte, pois muito boa gente questiona a veracidade das imagens com Neil Armstrong, mas isso agora não importa.
A Lua sempre foi uma enorme fonte de inspiração nas mais variadas formas de arte. Vários músicos, pintores, escritores, cineastas, fotógrafos, etc lhe prestaram enormes homenagens. Na Banda Desenhada Tintin já a tinha pisado 15 anos antes de Armstrong. Goste-se ou não há que admitir que Hergé sempre manifestou um enorme interesse pela ciência que ia explorando em "Tintin".
Para não deixar passar este dia em branco coloco aqui o clássico de David Bowie que foi usado pela BBC neste dia à 40 anos atrás.

A todos os interessados aconselho uma passagem pelo blog "Sound & Vision" onde Nuno Galopim tem dedicado o dia a este acontecimento.


terça-feira, julho 14, 2009

Transformers: Revenge of the Fallen

Michael Bay costuma ser daqueles realizadores que as pessoas ou adoram ou detestam, falando de uma forma (muito) geral. No entanto e independentemente do gosto de cada um há que lhe reconhecer mérito, afinal de contas não é qualquer pessoa que é capaz de gerar receitas de bilheteira de tal magnitude.
Pessoalmente é um realizador que me diz pouco, a maior parte da sua filmografia pouco ou nada me interessa, por isso foi com alguma surpresa que assisti ao primeiro "Transformers" que longe de ser perfeito conseguia cumprir até certo grau aquilo que eu esperava de um filme sobre este Universo.
Com o tempo venho a constatar que Bay consegue criar premissas minimamente interessantes, ou seja, a ideia é boa a sua exploração é que costuma falhar, ora veja-se o caso de "The Island" ou "Transformers" cuja introdução é bastante cativante mas aquando do seu desenvolvimento Bay perde-se em fogos de artifício deixando a forma prevalecer sobre a substância.
Ora uma vez que a introdução a esta raça alienígena já havia sido feita no primeiro capítulo em "Revenge of the Fallen" o realizador perde-se logo no início o que resulta numa sequela completamente banal.
Em "Transformers: Revenge of the Fallen" ficamos a saber que o primeiro contacto desta raça com o nosso planeta ocorreu há milhares de anos atrás por um grupo de Primes, os ascendentes de Optimus.
No presente os Autobots criaram juntamente com os humanos um grupo de operações especiais chamado NEST e que tem por objectivo caçar os restantes Decepticons que continuam na Terra. Bumblebee por seu lado continua a ser o guardião de Sam (Shia LaBeouf) que se encontra prestes a partir para a Universidade.
No final do capítulo anterior pudemos vislumbrar a retirada "corajosa" de Starscream. Pois bem ele está de volta e desta vez trás um exército consigo a fim de recuperar o seu antigo líder e de continuar a sua procura incessante por Energon, a energia necessária para a vida dos Transformers.
Com a destruição da Allspark todos pensavam que a busca por Energon estava perdida mas um inimigo do passado irá emergir em busca de um segredo que se tem mantido escondido há muito tempo.
É uma pena que com tantos Transformers interessantes como Ratchet ou Ironhide tenham optado por dar tanto tempo de antena aos irritantes Mudflap e Skids, dois gémeos que têm a mania que são gangsters.
Este era o filme que ia trazer o tão famoso Devastator, um robot gigante composto por um conjunto de transformers. No filme foi uma desilusão esperava muito mais.
Os humanos continuam a ser usados maioritariamente como comic relief veja-se o caso dos pais de Sam ou do seu companheiro de quarto, Leo (Ramon Rodriguez) ou até mesmo o regresso do alucinado Seymour Simmons (John Turturro).
Megan Fox continua o seu papel como Mikaela Banes a namorada de Sam que agora se encontra a trabalhar com o pai saído da prisão. Mikaela é uma mulher de armas e continuou a ser das coisas mais agradáveis para os meus olhos durante a visualização deste filme (é impressão minha ou aqueles lábios aumentaram?).
É sempre uma honra e alegria ouvir Peter Cullen a dar voz a Optimus Prime um dos personagens mais interessantes desta saga e que neste filme assume um enorme papel. Só é pena o filme não lhe fazer jus. Bumblebee continua bastante divertido e neste filme podemos ver também a sua alma de guerreiro.
Megatron foi outra desilusão uma vez que neste filme perde todo o seu carisma de vilão e é reduzido a um mero peão neste jogo. Jamais imaginei o temível líder dos Decepticons assim.

SPOILERS

Apesar de num estilo completamente diferente do da série animada teve piada ver Jetfire que tem a particularidade de ser um antigo Decepticon que passou para o lado dos Autobots.

E com tantas pessoas a trabalhar neste filme será que ninguém achou que colocar um Transformer a imitar um cão com cio na perna da Megan Fox não era uma boa ideia?

sábado, julho 11, 2009

Depeche Mode Cancelam

Hoje era definitivamente o dia D em termos de concertos. Depeche Mode no Porto e Dave Matthews Band em Lisboa.
Eu optei pelos primeiros e após uma viagem atribulada cá estou pela Invicta sabendo que novamente não os irei ver. Novamente porque esta é a segunda vez que tento ir ver esta banda e eles cancelam. Desta vez a razão dada foi uma lesão na perna do vocalista.
Penso que o "Super Bock Super Rock" irá sofrer muito nas receitas, foi o problema de este ano se concentrar apenas numa banda "Depeche Mode" no Porto e "The Killers" em Lisboa. Este é o ano em que o "Super Bock" menos se assemelhava a um festival e se é verdade que as bandas mencionadas chegam para vender bilhetes também é verdade que se uma delas cancela é um enorme tiro no pé.
A substituir estão os "Xutos e Pontapés" e os "The Gift". À última da hora não é nada fácil arranjar substitutos e actuar em vez dos Depeche Mode também não é tarefa fácil, por isso há que dar mérito a estas duas bandas.
Quanto a mim optei por não ir e pedir o dinheiro de volta afinal estamos a falar de 40€.

Hoje pensávamos que íamos ver Depeche Mode ao vivo mas afinal estávamos:

Michael Jackson - O Filme

O título é enganoso pois não há nada confirmado, queria apenas mencionar que nos tempos de hoje acredito que não demore muito até alguém conseguir realizar um biopic sobre a vida deste artista. E atenção ao actor escolhido que isto é material para óscar já se sabe.
O título já estou mesmo a ver qual seria: "Moonwalker".

sexta-feira, julho 03, 2009

Hugo Teixeira na edição de Julho da Rua de Baixo

Natural de Amarante e nascido em 1980, Hugo Teixeira é artista plástico e autor de Banda Desenhada. É conhecido maioritariamente por ter sido o primeiro autor a lançar um livro de manga em Portugal, juntamente com a editora “pedranocharco”. O livro em questão é “Bang Bang” um western pós-apocalíptico bem ao género cyberpunk, cujo 2º volume foi editado no passado Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA).

Já tinha aqui falado do seu trabalho aquando da sua exposição de aguarelas intitulada "Aquasounds". Agora aproveitando a sua recente exposição no Festival internacional de BD de Beja (FIBDB) a RDB foi à sua procura.

Para quem estiver interessado em ler a entrevista é só clicar na imagem. Um especial destaque para as fotos da autoria de Marisa Cardozo.

quinta-feira, julho 02, 2009


Graham: A liar is the second lowest form of human being.
Ann: What's the first?
Graham: Lawyers.

James Spader em "Sex, Lies and Videotape"


Alan Shore: Let me tell you two things about myself. I too am a lawyer, I can be painfully vindictive, and I do not play fair.
Lester Tremont: That's three things.
Alan Shore: See? Not playing fair already. And I'm just getting started.

James Spader em "Boston Legal"