quinta-feira, outubro 30, 2008

Top 25 Vilões Masculinos no Cinema - Parte2


20 - Gaear Grimsrud (Fargo)


Há pessoas que não precisam ser incrivelmente musculadas ou peritas em artes marciais para sabermos o quão perigosas são. Há pessoas que têm algo dentro delas que é assustador, uma força destruidora e quando olhamos para Gaear Grimsrud (brilhantemente interpretado por Peter Stormare) sabemos que estamos na presença de tal indíviduo de alguém que é capaz de muito rapidamente pegar num ferro de engomar e partir-nos a cabeça aos bocados.


19 - Darth Maul (Star Wars: Episode I - The Phantom Menace)


"The Phantom Menace" pode ser o pior filme da saga "Star War" mas Lord Maul é na minha opinião uma das melhores personagens criadas por George Lucas. Todas as influências demoníacas em que se baseeou para o criar deram resultado num dos mais tenebrosos membros do lado negro da força.
Maul não foi seduzido pelo lado negro, na verdade ele não teve essa escolha, pois desde cedo foi treinado por Darth Sidious nas artes negras da força. Além disto tudo foi o primeiro a surgir em filme a ostentar um sabre de luz duplo.
Tenho pena que o seu "tempo de antena" tenha sido curto mas teremos sempre aquela fantástica luta com Obi-Wan Kenobi para o recordar.


18 - Max Caddy (Cape Fear)


Não vi o original mas adorei a versão interpretada por Robert de Niro. As imagens em que de Niro ostenta as suas tatuagens tornaram-se clássicas e simbólicas.
Max Caddy é um psicopata que ao sair da prisão procura vingar-se de Sam Bowed o seu antigo advogado que ele culpa de o ter enviado para a cadeia. Para isso Caddy irá aterrorizar a sua familia e fá-lo de uma forma magistral. Nisto tudo ainda há tempo para falar de Henry Miller.


17 - T-1000 (Terminator 2: Judgment Day)


Andava eu aqui a deixar de lado personagens como o Alien ou o Tubarão por serem seres irracionais e logo não os poderia considerar vilões se de facto apenas agem por instinto e de repente dou por mim a colocar um Terminator que supostamente nem sequer sente. Vou portanto usar a inteligência artificial como carta para o T-1000 estar aqui.
Este foi um daqueles filmes que marcou a infância e a ideia de um Terminator andar a perseguir-nos era terrivelmente assustadora principalmente quando se tratava de um com as capacidades do T-1000 que poderia facilmente "transformar-se" em alguém que nós conhecemos.


16 - The Joker (Batman)

"You wouldn't hit a guy with glasses on, would you?" Diz Joker a Batman enquanto coloca uns óculos na sua face. É assim este Joker, uma criatura completamente louca, que tem tanto de hilariante como de perigoso. Jack Nicholson criou o Joker perfeito para habitar o universo gótico criado por Tim Burton.
Pode aparentar ser apenas um palhaço com um sentido de humor distorcido mas quem o conhece sabe bem do que este demente é capaz, não é à toa que é o principal vilão do Homem Morcego.


15 - Vincent (Collateral)

Adoro um bom Hitman e em "Collateral" Tom Cruise dá vida a um dos mais interessantes membros dessa profissão.
Cheio de estilo com o seu cabelo e barba grisalha (eu se fosse ele andava sempre assim) pega um taxi e decide usá-lo para cumprir a sua lista de assassinatos em uma noite. É um excelente ideia, porquê andar a fazer as tarefas às pinguinhas? Quando podemos despachar tudo numa noite?
Para o taxista é que as coisas podem não correr bem.
Uma das minhas cenas predilectas é a do clube de Jazz em que que Vincent promete poupar a vida a um homem se ele souber onde Miles Davis aprendeu a tocar. Acreditem depois de ver o filme ninguém se vai esquecer da resposta, é uma cena fantástica.

14 - Norman Bates (Psycho)

"Psycho" é um dos grande clássicos do grande mestre do suspense Alfred Hitchcock!
Anthony Perkins interpretou uma das personagens mais perturbantes do cinema de sempre. Alguém que continua a viver com o cadáver da sua mãe em casa e cuja personalidade se dividiu em duas uma para manter a vida de Norman Bates e outra para manter a da sua falecida mãe tem de ser literalmente uma das pessoas mais dementes que pisou a Terra.
O Senhor até arruína os seus próprios engates. Como Norman interessa-se por uma rapariga, mas como mãe espeta-lhe uma faca nas costas.
Sem dúvida um dos maiores..."Psychos".
A personagem é tão boa que foi aproveitada em sequelas deste filme sendo novamente interpretada por Anthony Perkins (obviamente) mas nunca os vi e pelo que percebi nem valem a pena. Agora "Pyscho" sim, este vale definitivamente a pena.

13 - Darth Sidious (Star Wars: Episode III - Revenge of The Sith)


De regresso a uma gálaxia muito muito distante.
Sidious é o grande "Dark Lord of The Sith" é ele o verdadeiro coração negro da "Guerra das Estrelas".
Quando pensamos no vilão da Guerra das Estrelas, Darth Vader poderá ser o primeiro nome a surgir mas Lord Sidious ou o Imperador é que é na verdade o personagem mais maléfico de todos.
Foi ele quem seduziu/enganou Anakin Skywalker, foi ele o demónio que pegou na sua alma e a tentou destruir.
É também o grande responsável pela morte de quase todos os Jedi´s no final da Guerra dos Clones. É sem dúvida o grande senhor do lado negro da força.


12 - Freddy Krueger (A Nightmare on Elm Street)

Wes Creven teve quanto a mim uma ideia genial quando criou Freddy Krueger. Estamos a falar de uma criatura que é capaz de entrar nos nossos sonhos e atormentar a nossa mente das mais distorcidas maneiras.
Isto dá origem aquelas cenas fabulosas em que um personagem tenta a todo o custo não adormecer pois sabe que se o fizer poderá nunca mais acordar. Mas como pode alguém aguentar sempre sem dormir? Gosto particularmente da cena em que o personagem já adormeceu mas ainda não se apercebeu porque está no sonho e tudo continua aparentemente igual.
Vi poucos filmes da saga e tirando o primeiro achei-os relativamente fracos, mas este primeiro é claramente um clássico do Terror.
Já imaginaram tamanho pesadelo encontrar Freddy krueger nos vossos sonhos? Depois de ler isto alguém quer ir dormir?


11- John Doe (Se7en)


Kevin Spacey aparece somente no final, mas a aura do seu personagem está presente em todo o filme.
Um assassino em série que utiliza os sete pecados mortais para cometer homicídios achando na sua mente que está a cumprir um "bem maior".
Como disse, Spacey surge apenas nos momentos finais mas fá-lo com uma classe enorme.
É um filme em que podemos dizer que o vilão venceu no final, afinal ele cumpriu a sua missão e fez com que tudo se desenrolasse da forma que planeou.
É um vilão extremamente culto e paciente. Foi capaz de durante um ano preparar o seu pecado da preguiça alimentando um homem apenas a soro, o individuo em questão acabou por comer a própria língua derivado da fome. Isto sem falar no pecado da luxúria e da gula. Os seus crimes revelam além de uma enorme paciência, uma das imaginações mais perversas a que assisti.
É sem dúvida um dos grandes Thrillers do cinema!

segunda-feira, outubro 27, 2008

Top 25 Vilões Masculinos no Cinema - Parte1

Já andava para fazer este top há algum tempo mas sempre foi uma tarefa que andei a adiar. No entanto com o recente desafio do Red e do Gonçalo, voltei a lembrar-me dele. Não vou é cumprir as regras do desafio no entanto gostei da ideia de separar esta lista entre vilões masculinos e femininos.
Acabei foi por me exceder no número e parei no 25 porque achei que 30 não soava tão bem porque falta de bons vilões é que não há e tenho perfeita noção que ainda me falta conhecer muitos outros.
Claro que estas listas valem o que valem, depois de perder muito tempo a escolher e numerá-los prometi a mim mesmo que não mexia mais nisto se não nunca mais a colocava.
Estive muito indeciso entre por Patrick Bateman ou não mas acabei por não o fazer devido à ambiguidade do personagem.



25 - Mr. Blonde (Reservoir Dogs)

O filme "Reservoir Dogs" sempre foi um dos meus preferidos do alucinado Quentin Tarantino sendo apenas superado por "Pulp Fiction".
Em "Reservoir Dogs" temos um grupo de gangsters cujos nomes de código são cores. Uns são bons, outros maus e depois há o vilão, Mr Blonde.
Um personagem que ficou famoso pela célebre cena em que corta uma orelha a um refém.

24 - Prince Nuada (Hellboy II: The Golden Army)

O príncipe do "Reino da Fantasia" em "Hellboy II" foi um personagem que achei mágico. Luke Goss volta a marcar de forma fantástica o território dos vilões ao nos trazer este Príncipe Nuada que transpira classe e temor.
É uma personagem ambígua, afinal ninguém questiona as suas razões, no entanto os seus métodos são cruéis do cariz de um vilão e por isso decidi incluí-lo na lista.


23 - Two Face (The Dark Knight)

Um dos maiores vilões do Universo Batman na minha opinião. Eu tenho uma preferência pelos anjos caídos, pelos heróis que devido a várias situações acabaram por ir para o lado negro. Este é um desses casos.
Aaron Eckhart faz um papel brilhante e este vilão só não está mais acima porque praticamente durante todo o filme ele interpreta Harvey Dent o herói. E apesar de no final ter adorado o seu Two-Face o tempo de antena para o vilão foi curto, e gostava de o ver explorado num próximo filme o que dificilmente acontecerá.


22 - The Predator (Predator)


O Predador pertence a uma raça de alienígenas tecnologicamente muito avançada. Como o próprio nome indica são caçadores natos e utilizam a Terra para praticar este "desporto".
Há que adorar um vilão com elevados padrões de moral e a verdade é que o Predador segue à risca um código de honra, não matando ninguém que esteja desarmado (não é desportivo) nem mulheres grávidas (sim por enquanto ainda só mulheres quem sabe daqui a uns tempos).
É um ser dotado de uma grande inteligência ao contrário do Alien que se orienta exclusivamente através do instinto. Por ter consciência do que faz e por treinar a arte de bem matar classifiquei-o como vilão, mas verdade seja dita as pessoas que ele mata estão longe de serem inocentes.


21 - The Penguin (Batman Returns)

Danny de Vitto reencarnou mais um dos vilões clássicos de Batman. Há personagens que podem funcionar muito bem na BD mas muito mal no Cinema, o Penguin é sem dúvida um dos casos que poderia resultar em algo muito mau. Mas de Vitto conseguiu tornar este ser que se assemelha a um pinguim num vilão de luxo, tenebroso e assustador. De certeza que Tim Burton ficou mais do que satisfeito.

quinta-feira, outubro 23, 2008



I’m the darkness in the light
I’m the leftness in the right
I’m the rightness in the wrong
I’m the shortness in the long
I’m the goodness in the bad
I’m the saneness in the mad
I’m the sadness in the joy
I’m the gin in the gin-soaked boy

I’m the ghost in the machine
I’m the genius in the gene
I’m the beauty in the beast
I’m the sunset in the east
I’m the ruby in the dust
I’m the trust in the mistrust
I’m the trojan horse in Troy
I’m the gin in the gin-soaked boy

I’m the tiger’s empty cage
I’m the mystery’s final page
I’m the stranger’s lonely glance
I’m the hero’s only chance
I’m the undiscovered land
I’m the single grain of sand
I’m the christmas morning toy
I’m the gin in the gin-soaked boy

I’m the world you’ll never see
I’m the slave you’ll never free
I’m the truth you’ll never know
I’m the place you’ll never go
I’m the sound you’ll never hear
I’m the course you’ll never steer
I’m the will you’ll not destroy
I’m the gin in the gin-soaked boy

I’m the half-truth in the lie
I’m the why not in the why
I’m the last roll in the die
I’m the old school in the tie
I’m the spirit in the sky
I’m the catcher in the rye
I’m the twinkle in her eye
I’m Jeff Goldblum in "The Fly"

Well, who am i?


The Divine Comedy - Gin Soaked Boy

quarta-feira, outubro 22, 2008

Watchmen - Trailer2

Aqui está ele, o novo trailer de "Watchmen".
Este filme visualmente aparenta ser algo de estonteante. Esperemos que no resto também.
Cliquem na imagem para ver o trailer.

E o vencedor da Sondagem foi: The Penguin

Em português, o Pinguim, foi o grande vencedor da última sondagem do blog, referente à questão: "Qual deveria ser o vilão no próximo filme do Batman?".
Apesar de ter vencido com 27% dos votos esteve muito próximo do Ridller (25%) e da Catwoman (24%).














A escolhas estão longe de ser surpreendentes, sempre acreditei que os três vilões com mais pontos seriam estes três. No entanto pensava que a Catwoman estaria à frente.
São vilões de peso e qualquer um será de certeza uma boa aposta para o novo capítulo de "The Dark Knight" principalmente se os rumores de Phillip Seymor Hoffman e Johnny Depp, como Pinguim e Ridller respectivamente, se confirmarem.
No entanto não deixo de pensar que são as escolhas óbvias e por um lado gostava de ver um vilão mais arriscado a ser escolhido. Um Clayface seria sem dúvida um enorme desafio, mas tenho uma preferência pela Poison Ivy.
Resta-nos agora esperar para ver o que Nolan e companhia vão decidir. Com um leque de vilões como estes é garantido que qualquer que seja a escolha estaremos sempre bem servidos, ou assim o espero.
Obrigado a todos pela participação.

terça-feira, outubro 21, 2008

quinta-feira, outubro 16, 2008

Blacksad: Algures Entre As Sombras

Blacksad foi criado pelo escritor Juan Díaz Canales e pelo artista Juanjo Guarnido. Apesar de os autores serem espanhóis o seu mercado alvo de Banda Desenhada era o Fraco-Belga e por isso todos os livros foram originalmente publicados em Francês.
Existem até à data três livros de Blacksad sendo o primeiro este "Algures Entre As Sombras" editado pela primeira vez pela editora Dargaud no ano 2000 em França e mais tarde em 2002 em Portugal pela editora Asa que recentemente voltou a lançar este e o segundo volume em parceria com o jornal Público.
A primeira coisa que salta à vista nesta obra é a de que os autores decidiram utilizar como personagens, para contar esta história, animais antropomórficos. Uma decisão que teve consequências deveras interessantes pois permitiu-lhes usar a natureza inerente de cada espécie animal ao definir a personalidade dos personagens e o resultado é fantástico.
Sendo assim temos canídeos a representar grande parte da força policial, animais de grande porte a interpretarem pugilistas ou guarda costas como é o caso do gorila, do rinoceronte e do urso, um rato que simboliza a traição e obviamente o detective solitário e herói desta história, o gato que dá pelo nome de John Blacksad. Mas isto são apenas alguns exemplos há vários pormenores a serem apreciados ao longo de todo o livro.
A história desenrola-se no final dos anos 50 e tem início com o assassinato de uma bela actriz de Cinema, Nathalia Willford. Blacksad torna-se o detective responsável por desvendar este mistério. Porém dizer que a morte de Nathalia é apenas mais um caso é um erro crasso, pois Blacksad e ela foram, algures no tempo, amantes.
Envolvendo-se pessoalmente na investigação, Blacksad vai subindo cada vez mais na "cadeia alimentar" há medida que vai descobrindo novas pistas. O problema é que no topo desta cadeia encontra-se alguém muito poderoso e que usará todos os meios que tem disponíveis para encerrar esta investigação. Resta-nos agora saber se quando chegar a derradeira hora Blacksad saberá tomar a decisão certa.
O ambiente de "policial noir" criado por Juanjo Guarnido em todo livro é simplesmente brilhante. O retrato sujo e corrupto da cidade é perfeito e os animais estão todos representados com uma enorme humanidade e com tudo o que isso traz de bom e de mau.
Infelizmente o argumento de Juan Díaz Canales não consegue atingir o mesmo nível de perfeição obtido pela arte. E com isto não pretendo dizer que a história de "Blacksad" é má, antes pelo contrário, apenas saliento que o desenrolar deste mistério fica um pouco aquém das expectativas, o que poderá ter ocorrido devido ao pouco tempo (ou número de páginas) que Canales teve para explorar a história em questão.
Mas devemos olhar para "Blacksad" como uma série de aventuras onde "Algures Entre As Sombras" serve perfeitamente como uma bela introdução ao personagem, apresentando-nos o seu mundo, quem ele é e aquilo de que é capaz.
Com isto tudo quero dizer que aconselho vivamente a leitura de "Blacksad" e garanto-vos que a partir daqui o mundo deste detective só tende a melhorar. Claro que se não concordarem não reembolso o dinheiro a ninguém.

quarta-feira, outubro 15, 2008

The Incredible Hulk - Cena Cortada

Na altura em que falei do filem "The Incredible Hulk" mencionei que várias cenas dos filmes foram cortadas e que provavelmente iriam ser disponíveis no dvd.
Enquanto isso não acontece deixo aqui um vídeo que encontrei no Cineblog onde uma dessas cenas é revelada, ou seja, o início original do filme, aquele em que Banner se tenta suicidar e falhar.



Uma das surpresas deste vídeo (com muita fraca qualidade de facto) é que dá para ter um vislumbre do Capitão América enterrado no gelo, ora espreitem aqui nesta imagem que retirei do site FilmSchoolRejects.

quinta-feira, outubro 09, 2008

19º FIBDA, 2008

O 19º Festival internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) está quase aí a bater à porta, tendo já início no próximo dia 24 de Outubro e terminando no dia 9 de Novembro.
Este ano o festival tem como tema a "Tecnologia e Ficção Científica" que quanto a mim consiste em uma excelente escolha. Por isso contem com exposições sobre Flash Gordon, Valérian e muitos mais.
Como autores convidados vão estar presentes Dave Mckean (The Sandman, Signal To Noise, Cages) que pela terceira vez este ano regressa a Portugal, Pat Mills (Judje Dredd, Requiem: Le Chevalier Vampire), Tara McPherson (Fables: 1001 Nights of Snowfall), Maurício de Sousa (Turma da Mónica) entre outros.
Cliquem na imagem para aceder à página oficial, mas uma vez que a esta ainda não contém toda a informação sobre o festival, cliquem aqui para obter o programa na sua íntegra.

segunda-feira, outubro 06, 2008

Depeche Mode em Portugal!

Lembram-se que no final do "Optimus Alive" mencionaram que para o próximo ano já tinham confirmado um grande nome da música e que começava por D.?
Pois bem queria só dizer que esse misterioso D. não são os Depeche Mode, uma vez que a banda está confirmada para vir actuar dia 11 de Julho no Porto inseridos no festival "Super Bock Super Rock".
São óptimas notícias, não só porque os excelentes Depeche Mode vêm cá mas porque cada vez mais acredito que o misterioso D. é o Mr. Bowie!. Só espero que os festivais não calhem no mesmo dia.
Segundo o Blitz este concerto fará parte da digressão do seu novo álbum (que ainda está para sair).

domingo, outubro 05, 2008

Skins - Season I & II


Standing In The Way Of Control - The Gossip

Estreada em 2007 "Skins" é uma série que visa contar as aventuras de jovens adolescentes e dos seus problemas na escola, em casa e entre eles.
Há semelhança de outras séries juvenis, e porque nem todos podem ficar na escola eternamente, a ideia é a de o elenco se ir renovando de duas em duas temporadas. Este texto é precisamente sobre a primeira geração de "Skins" cujas histórias se desenrolam em Bristol, Inglaterra.
Cada episódio desta série tem como título o nome de um personagem da série (ocasionalmente dois). Esse episódio em questão será maioritariamente sobre essa personagem o que constitui uma forma bastante interessante de ir conhecendo todo o grupo há medida que a trama principal se vai desenrolando.
São nove os amigos em questão e cada um acrescenta algo a este grupo.
Tony (Nicholas Hoult) é o rapaz popular que tem o mundo a seus pés, é inteligente, bonito e um verdadeiro sucesso entre as mulheres. Namora com Michelle (April Pearson) mas nada o prende de se ir divertindo ao longo do caminho. É um manipulador nato, gosta de brincar com a vida dos outros para quebrar a monotonia e simplesmente ver o que pode acontecer. Partilha uma amizade mais especial com Sid (Mike Bailey).
Sid é aquele rapaz trapalhão que quer ser como Tony mas não é. Ainda é virgem e não tem grande sucesso nem com as mulheres nem com a escola. É um grande amigo e fará tudo por Tony mesmo que por vezes isso o prejudique. É o eterno apaixonado pela namorada do seu melhor amigo, mas isso poderá mudar quando começar a conhecer Cassie (Hannah Murray).
Cassie é uma rapariga instável que tem problemas de alimentação (anorexia, bulimia?). É muito sensível e por vezes sente que o mundo é demasiado cruel tentando escapar dele das formas que consegue. Apaixona-se por Sid mesmo sabendo que o coração deste está preso a Michelle.
Michelle juntamente com Tony e Sid são o trio amoroso do grupo. Ela ama perdidamente o seu namorado mas sente que quem a ama da maneira correcta é Sid e não Tony que muito provavelmente a trai e usa.
Anwar (Dev Patel) é um rapaz Muçulmano, e o membro do grupo que vem de uma cultura diferente. É o melhor amigo de Maxxie (Mitch Hewer) e tal como muitos jovens da sua idade a sua maior preocupação na vida é a de tentar arranjar miúdas para ter sexo.
Maxxie é a estrela do grupo, um dançarino soberbo que sonha fazer disso uma carreira. É o único membro do grupo gay. É muito seguro de si próprio e daquilo que quer. A sua orientação sexual nunca foi um problema pois para ele as pessoas que não o respeitam simplesmente não interessam. Porém quando o seu melhor amigo começa a criar problemas com isso porque a sua religião não aceita homosexuais então pela primeira vez vi Maxxie verdadeiramente magoado.
Chris (Joseph Dempsie) é uma força da natureza, provavelmente o amigo que mais drogas consome e que vive a vida como se todos os dias fosse uma festa. No entanto nem tudo é tão simples como parece, com um irmão morto e um pai que o abandonou a vida familiar de Chris está longe de ser tolerável quando mais normal. Nutre uma enorme paixão por uma das suas professoras, Angie (Siwan Morris).
Jal (Larissa Wilson) é a boa rapariga, uma aluna exemplar, toca maravilhosamente clarinete e é sem dúvida o membro mais responsável do grupo o que muitas vezes lhe custa algumas provocações por parte do mesmo. É a filha que todos os pais querem ter, mas até ela tem dificuldades em manter uma relação saudável com o seu pai, um antigo artista musical famoso.
Por fim ainda temos Effy (Kaya Scodelario) a irmã mais nova de Tony. Não pertencendo à mesma faixa etária do grupo e estando noutra escola faz com que não apareça tanto, mas sempre que surge mostra-nos que há semelhança do seu irmão é muito esperta e manipuladora. Tudo indica que ela continuará na próxima temporada.
Na segunda temporada é acrescentada ainda outra personagem, Sketch (Aimee-Ffion Edwards). Esta rapariga torna-se obcecada por Maxxie e fará de tudo para eles ficarem juntos. Sketch até sabe que Maxxie é gay e para lhe agradar anda sempre com as suas mamas apertadas para o seu corpo se assemelhar mais ao de um rapaz.
"Skins" pode ser uma série juvenil mas os seus dramas são bem maduros e divertidos. Com esta série não faltarão grandes momentos no espírito de "Sexo, Drogas e Música Alternativa".
E por falar em música, tenho a dizer que a banda sonora desta série é um dos seus melhores atributos. Foi a série que logo no início me fez vibrar com "Standing in the way of control" dos Gossip e que terminou de uma forma magnífica ao som de "Time to Pretend" dos MGMT. Pelo meio há espaço para Radiohead, Tricky, Sigur Rós, Depeche Mode, Bloc Party, Yeah Yeah Yeahs, The Hives e até (soam tambores) Buraka Som Sistema!!!! Entre muitos outros.
Numa alusão aos "Morangos com Açucar" Nuno Markl apelidou esta série de "Morangos com Tomates" e penso que este título fala por si.
Pessoalmente nunca pensei que "Skins" me fosse marcar de uma forma tão grande, deixando aquele sentimento de "vazio" após os episódios terem terminado. O episódio final da primeira temporada por exemplo é um dos melhores momentos de televisão que vi nestes últimos tempos e sobre isso apenas revelarei duas palavras: "Cat Stevens". A segunda temporada é igualmente muito boa, apenas mais triste e cruel, com um daqueles finais simplesmente fantásticos.
Os seus criadores vão ter uma tarefa árdua ao substituir este grupo, pois vai custar ver outras caras nos seus lugares.


Trailer

sexta-feira, outubro 03, 2008

Prémios Dardos


Um muito obrigado ao Red Dust e ao Fifeco por me terem indicado para este prémio cujo objectivo é o de: "reconhecer os valores que cada blogueiro mostra a cada dia, o seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Em suma, demonstrem a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras...".
No seguimento deste prémio devo agora escolher 15 blogs que respeitem a premissa acima descrita.
Então sem mais demoras aqui ficam os blogs que costumo visitar. Alguns deixei de parte porque ultimamente encontram-se ou em pausa ou adormecidos e outros infelizmente já fecharam as portas.

1 Lugar ao Sol
Amorita
Ante-Cinema
Área Negativa
Breath Away
Cinefolia
Cinema is my Life
Cinema Notebook
Grandes Planos
Já Cheiro o Samádhi
Leituras de BD
Os Filmes
Scotch Gin and Soda
Shadowplay
The Blogfather

Com esta lista reparei que tenho mesmo de actualizar os meus links.

quinta-feira, outubro 02, 2008

Série de TV sobre o Robin???

Andava eu a visitar o TV dependente quando me deparo com esta notícia.
Aparentemente uma série sobre a vida de Dick Grayson, antes de este se tornar o super herói Robin, está a ser preparada por Kelly Souders e Brian Peterson (produtores de "Smallville") e por McG (produtor executivo de "Supernatural").
Não é preciso ver o nome destes produtores para nos lembrarmos de "Smallville" a série que pretendia contar a vida do jovem Clark Kent antes de este se ter tornado no ícone mundial que é o Super Homem. Basicamente esta seguirá a mesma ideia.
Não sei se é por eu não gostar de "Supernatural" ou porque "Smallville" apesar de ter a Kristen Kreuk não ser uma grande série ou porque simplesmente acho o Robin uma criatura que nunca devia ter existido, mas a verdade é que esta ideia não me convence em nada.
No entanto se Marv Wolfman e George Pérez já foram capazes de dar estilo ao Robin quando criaram Nightwing e se o Jim Lee já conseguiu desenhar um fato de Robin bem bom (em Hush o fato do falecido Jason Todd) então tudo é possível. Mas sinceramente acho que isto vai falhar redondamente.

quarta-feira, outubro 01, 2008

As 7 Canções

O Queiroz desafiou-me para escolher 7 canções e desafiar 7 pessoas a fazerem o mesmo.
Ora escolher as minhas 7 canções preferidas não é só uma tarefa Hercúlea como impossível.
Mas como gosto de partilhar músicas e porque se fosse assim tão rigoroso nunca fazia tops que tanto gosto, decidi escolher 7 canções que são muito especiais para mim. Podiam ser outras, mas escolhi neste momento estas.
Outra coisa que achei curiosa foi a escolha do número 7 que simboliza a perfeição. (Se bem que tenho ideia que o 3 também).
Sem mais demoras e sem uma ordem em particular aqui ficam as minhas escolhas.


Sigur Rós - Viðrar vel til loftárása



A canção que me fez apaixonar por esta banda. Não que as outras não sejam igualmente boas, mas apenas porque foi a primeira que ouvi deles.


Radiohead - Paranoid Android

Paranoid Android - Radiohead

Os Radiohead são presença obrigatória nesta lista, afinal são uma das bandas da minha vida. Escolher uma das suas muitas canções não é fácil. Escolho "Paranoid Android" porque simboliza o quanto este á uma banda que gosta de explorar na música e porque "OK Computer" só é um dos melhores álbuns que pisou a face da Terra.


Queen - Bohemian Rhapsody

Bohemian Rhapsody - Queen

A minha canção predilecto dos "Queen". É muitas vezes considerada a melhor canção de sempre e percebe-se porquê. Toda a sua construção aliada à guitarra da May e à voz de Mercury fazem de "Bohemian Rhapsody" uma canção monstruosa.


Bob Dylan - Like A Rolling Stone
Like a Rolling Stone - Bob Dylan

Bob Dylan não é de certeza o melhor cantor do mundo nem o melhor guitarrista. é acima de tudo um poeta musical que marcou uma geração.
As suas músicas são de uma enorme qualidade e por isso não é de admirar que por várias vezes outras bandas as toquem.
A escolher uma canção deste artista escolho "Like A Rolling Stone" porque já ouvi várias das suas canções serem maravilhosamente interpretadas por outros, como é o caso dos Calexico ou dos Dave Matthews Band entre muitos outros, mas em relação a esta em particular (desculpem Rolling Stones) quem me tira a versão de Dylan tira-me tudo.


David Bowie - A Small Plot Of Land



David Bowie é um talento multifacetado na música.
Não é à toa que tem a alcunha do "Camaleão da música", pois com o passar do tempo Bowie muda de cor e fá-lo sempre (ou quase) com uma qualidade acima da média.
É um mestre e jamias faria um top destes que não incluísse uma canção sua. Podiam estar aqui muitas hoje está esta.


Tom Waits - Tom Traubert's Blues (Four Sheets to the Wind in Copenhagen)



Uma das canções mais maravilhosas que ouvi na vida.
É simplesmente arrepiante e a voz de Waits dá-lhe uma dimensão completamente distinta, pois já a ouvi pela voz de outros (Rod Stewart) e acreditem não é o mesmo.


Tool - Eulogy



Dizem que não há amor como o primeiro. Neste caso não será o caso pois acho Eulogy uma canção tão genial como muitas outras dos Tool.
Mas sendo obrigado a escolher uma e não estando a conseguir decidi optar pela primeira música que ouvi deles que continua a ser uma das minhas favoritas (juntamente com outras 20).
A canção é do álbum "Aenima" o meu álbum predilecto.

Passo este desafio a estes 7 magníficos:

- Cube
- Maria del Sol
- Menphis
- Gonçalo (para o Shadowplay)
- Amorita
- The Tripper
- Já Cheiro o Sámadhi