quinta-feira, novembro 30, 2006

Black Panther VS Captain America

Outro dia estive a relembrar os velhos tempos em que discutíamos possíveis combates entre personagens de banda desenhada (um misto de geekicismo e testosterona), e lembrei-me deste clássico.
Enfim, achei que os scans de algumas destas lutas davam um post engraçado, nem que fosse para tirar as dúvidas aos defensores do Capitão América que pensam que ele é melhor lutador que o Black Panther.
Tudo bem que o Black Panther representado na figura não é o T'Challa, o Black Panther dos dias modernos, mas antes o seu pai que vestia o manto da pantera em 1944. De qualquer das maneiras T'Challa é tão bom ou melhor lutador que o seu pai, por isso para mim a vitória está do lado das panteras.

terça-feira, novembro 28, 2006

Nippon Kuma


O festival de cinema Japonês chegou à Culturgest.
Um festival que pretende abordar novamente os interstícios entre o não-representativo, o representativo e o apresentativo.
Pretendendo ser mais uma forma de conhecer e explorar a cultura japonesa, o "Nippon Kuma" apresenta um leque de escolhas extremamente variado, desde documentários sobre tensões sociais e idiossincrasias a curtas e longas animações que exploram o mundo do imaginário e do virtual (segundo consta no programa). Desconhecia a existência deste festival, mas como apreciador de animação japonesa não pude deixar de colocar aqui esta sugestão, apesar de não saber muito sobre o festival para o comentar melhor.
Para mais informações cliquem na imagem.

sexta-feira, novembro 24, 2006

Heroes


Imaginem o mundo de "Clerks" de Kevin Smith, misturado com o mundo dos Super-Heróis e vão ter "Heroes", um pequeno episódio animado que coloca o Daredevil e o Capitão América no papel dos dois Clerks de Kevin Smith, hilariante. Como seria de esperar, Jay e Silent Bob fazem uma pequena aparição, neste caso interpretados pelo Silver Surfer e Galactus.
Cliquem na imagem para o download e se tiverem problemas em ver o video avisem.
Como não consegui utilizar uma imagem do episódio com um mínimo de qualidade aceitável, decidi usar esta do Daredevil.

quinta-feira, novembro 23, 2006

Brick


Devagar se vai ao longe... Finalmente após vários adiamentos na estreia deste filme, "Brick" encontra-se nas salas nacionais. Um trailer enigmático atraiu a atenção de muitos e é após uma longa espera, que pude finalmente satisfazer a minha curiosidade.
Trata-se de um filme de adolescentes, não é porém, um filme só para adolescentes. Rian Johnson apresenta-nos numa ideia bastante original, uma estória madura com personagens adultas e sólidas mas que se encontram ainda a frequentar o liceu. É interessante e muitas vezes engraçado ver como ele joga com os famosos estereótipos típicos desse tempo, por exemplo o grupo dos populares, dos junkies ou dos outsiders e também assistir a ambientes de cortar a respiração entre alguns personagens, enquanto a mãe de um deles lhes serve um suminho de maça.
Brendan (Joseph Gordon-Levitt) é um solitário, não socializa com os outros alunos excepto com Brain (Matt O'Leary), talvez o seu único amigo. Um dia recebe um estranho telefonema da sua ex-namorada Emily (Emilie de Ravin) onde esta pede pela sua ajuda. Preocupado, procura o seu paradeiro, mas quando a encontra ela nega tudo e finge não ter acontecido nada de grave na sua vida. Um dia depois encontra-a morta. Este é o início da viagem de Brendan, numa caminhada que terá de ir até o topo da cadeia alimentar do crime organizado (organizado por jovens que ainda vivem com os pais), até encontrar as respostas que procura, o que aconteceu a Emily? E quem está por detrás do seu assassinato?
Numa época em que remakes e ideias repetidas são produtos constantes (nada contra), sabe bem ver este tipo de ensaios e experimentações. Tem aparecido muita surpresa boa no cinema independente americano e "Brick" é uma delas.
Vencedor do prémio especial do juri para visão original no festival sundance, esta primeira longa- metragem de Rian Johnson tem sido alvo de vários elogios e até a comparações com o sublime "Donnie Darko".
Concluindo, "Brick" é uma estória carregada de mistério e suspense, realizada com uma grande noção de estilo e classe. Cliquem na imagem para ver o trailer.

terça-feira, novembro 21, 2006

3º Aniversário Rua de Baixo


Dia 23 de Novembro a Rua de Baixo vai comemorar o seu 3º aniversário no Clube Mercado no Bairro Alto.
Uma festa a não perder com a actuação ao vivo de uma das bandas revelação de 2006 os Linda Martini, que acabam de editar o seu tão aguardado primeiro álbum.
A festa continua com o Dj Set dos Contra Disco, formado por Rui Maia (X-Wife) e Mário João Camolas.

Para mais informações clicar na imagem.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Festival Internacional de Chocolate 2006


E chegou ao fim mais um Festival Internacional de Chocolate em Óbidos. Infelizmente este ano não houve possibilidade de dar lá um salto. Sobram assim as belas recordações do ano passado: um grande festival, na melhor das companhias e com um justíssimo vencedor. VIVA O CHOCOLATE!!!

quinta-feira, novembro 09, 2006

Hellblazer, Nas Ruas de Londres


A edição de Novembro da Rua de Baixo já se encontra online. Este mês na Rua aos Quadradinhos falo de "Hellblazer, Nas Ruas de Londres", um livro que reúne algumas das melhores estórias da saga, editado em Portugal pela Devir. Quem estiver interessado é só clicar na imagem.
Aproveito também para dar os Parabéns à Rua de Baixo que com esta edição comemora três anos.

TOOL no Atlântico


Antes de avançar no blog gostava de deixar aqui umas palavras sobre o concerto de 5 de Novembro.
Recordo-me do tempo em que achava que ia ser muito difícil assistir a um concerto de Tool em Portugal, passado uns anos saiu o Lateralus e tudo mudou, já lá vão três e esperemos que para o ano um quarto.
No passado domingo os Tool deslumbraram todos os presentes no pavilhão atlântico com um concerto monstruoso. Um concerto de Tool além da parte musical (e que música!!) tem uma grande componente visual associada, é um espetáculo que nos preenche os sentidos, durante uma hora e meia presenciamos algo que ficará para sempre em memória como um dos melhores concertos que assistimos na nossa vida.
Sendo o primeiro concerto dado pela banda fora de festivais, era de esperar que mais utensílios fossem utilizados, afinal tinham um pavilhão só para eles, e assim foi. Abriram com a Stinkfist, Adam Jones de um lado, Justin Chancellor do outro, no meio e um pouco mais atrás a enorme bateria de Danny Carey e Maynard james Keenan com uma espécie de máscara de gás onde o microfone se encaixava. O concerto foi crescendo ao longo do tempo em termos de produção, começando sem nada, depois ligou-se um ecrãn atrás de Maynard, depois outro, e depois os quatro, num estilo já visualizado no festival "super bock super rock". De seguida uma imagem aparece no cimo do palco, uma das inúmeras imagens de arte de Alex Grey que é usada em 10000 days. Para terminar entre luzes, um festival de lasers verdes que nos faziam olhar para trás, para a frente e para todos os lados, querendo experenciar tudo ao máximo nível.
Um dos momentos mais altos do concerto foi sem dúvida quando Maynard disse: "we will play one last song, but not befores this one"...LATERALUS.
Tive um pouco de pena de a setlist ter sido praticamente a mesma do super bock, concerto dado com uma diferença de meses, gostaria de ter ouvido outras músicas também, mas como espetáculo musical em si não tenho nada de negativo a apontar.
Por falar em negativo, a única coisa que funcionou mal foi as portas terem sido abertas tão tarde se iam demorar tanto tempo a revistar as pessoas. Concluindo, muita gente perdeu o concerto de Mastodon, felizmente quando começaram a tocar estava praticamente a entrar. Já agora sobre o concerto de Mastodon, foi bom mas a qualidade do som precisava estar melhor. De qualquer das maneiras mostram que são uma forte aposta no panorama musical de metal Norte-Americano.
Maynard disse "we will see you in the fall" e cumpriu, este domingo voltou a mencionar que talvez nos encontremos no próximo verão. Acho que toda a gente que esteve lá concorda comigo quando digo, esperemos bem que sim!

(Foto de autor desconhecido, obrigado a ele/a e ao Gotham por me a ter fornecido)

domingo, novembro 05, 2006

Tool - Prison Sex


" You're breathing so I guess you're still alive
even if signs seem to tell me otherwise."

(é hoje)

quinta-feira, novembro 02, 2006

Exposição Star Wars

Lord Vader...RISE

Começou ontem a exposição Star Wars no museu da electricidade e parece ser algo em grande, como seria de esperar de um evento que pretende abordar a saga completa desde o primeiro filme de 1977 até ao último de 2005.
Parece que o site oficial ainda não está funcional, mas notícias a falar deste evento não faltam.
Naves, fatos, animações, até a projecção holográfica do mestre Yoda, isto promete.
O bilhete é 10 euros, mas parece que há descontos para grupos.
O horário é: de domingo a 5ª das 10H às 20h e de 6ª e Sábados das 10h às 22h. Encerra às 2ªs.
Cliquem na imagem para lerem sobre mais artefactos que irão estar em exibição.